terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Associação de Críticos de Cinema do RS elege "O Liberdade" como destaque Gaúcho 2012


A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul escolheu os filmes Febre do Rato, de Cláudio Assis, A Separação , de Asghar Farhadi e a dupla O Liberdade (de Cíntia Langie e Rafael Andreazza) e Espia Só (de Saturnino Rocha) como os favoritos do último ano. Cerca de trinta críticos de cinema – entre eles jornalistas, pesquisadores e estudiosos – membros da entidade apontaram os melhores de 2012 em três categorias: Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho.
         
O iraniano A Separação, dirigido por Asghar Farhadi, foi um dos filmes mais premiados em 2012, conquistando o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, o Globo de Ouro e o Oscar como melhor filme estrangeiro, e vários prêmios de críticos como o New York Film Critics Circle e o London Film Critics’ Circle. Na votação da ACCIRS, foi vencedor de uma disputa que incluía ainda outros finalistas de destaque: Drive, de Nicolas Winding Refn, Cosmópolis, de David Cronenberg e A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese.
Já no cinema nacional, o filme vencedor foi Febre do Rato, dirigido por Cláudio Assis. O longa foi premiado em oito categorias no Festival de Paulínia de 2011, entre elas, Filme Ficção – Júri Oficial, Melhor Filme – Prêmio da Crítica, Melhor Ator (Irandhir Santos) e Melhor Atriz (Nanda Costa). Os outros filmes votados foram Xingu, de Cao Hamburger, e Luz nas Trevas, de Helena Ignez e Ícaro Martins.
Tradicionalmente, a ACCIRS escolhe o filme, profissional, lugar ou evento que mais movimentou, contribuiu, colaborou ou incentivou o desenvolvimento, a fruição e a promoção da cultura cinematográfica no Rio Grande do Sul. Em 2012, os críticos de cinema apontaram para o Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho duas produções, O Liberdade, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza e Espia Só, de Saturnino Rocha.

Os Melhores de 2012 de acordo com os membros da ACCIRS são:
Melhor Longa Estrangeiro: A Separação, de Asghar Farhadi
Melhor Longa Brasileiro: Febre do Rato, de Cláudio Assis
Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: O Liberdade, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza e Espia Só, de Saturnino Rocha 

Fonte: ACCIRS

Um comentário:

Anônimo disse...

SALVE AVENDANO JÚNIOR, NOSSO ORGULHO, QUE CONTINUA TRAZENDO VITÓRIAS E SUCESSOS PARA NOSSA QUE4RIDA PELOTAS!!!!!! É MUITO SAUDADE, MAS TENHO CERTEZA QUE ELE ESTÁ FELIZ AO LADO DE DEUS COM SEUS ACORDES TÃO SUAVES , TÃO CHEIOS DE TERNURA,

TIO QUINZINHO;MEU AMIGO PARA SEMPRE.

IDSEMPL